Depoimento: Luta de Mãe por Karina Ruiz Rossi
Não sei por quê, mas hoje me deu uma vontade de escrever um pouco...e compartilhar com vocês como é ser mãe de 2 filhos.

Me casei com 17 anos, e desse relacionamento de 15 anos... tive 2 filhos, João Otávio hoje 10 anos e Arthur com 8 anos.
Joãozinho veio depois de 5 anos porque senti a necessidade de ser mãe....nasceu super bem, e foi um bebê maravilhoso, se desenvolveu normalmente, e até hoje é uma criança doce, um menino de ouro....!!! Qd ele estava com pouco mais de 1 aninho achei que estava na hora de lhe dar um irmão e quem sabe uma irmã !!!....não queria que fosse filho único....então logo engravidei de novo, do meu segundo filho Arthur.
Tive uma gravidez um tanto problemática, até que Arthur nasceu prematuro de 8 meses...
Arthur tem uma síndrome rara chamada de Síndrome de Arperger, em resumo uma ramificação do Autismo. Pra quem não sabe o Autismo tem suas variantes e uma delas é a Síndrome de Asperger que é um autista de alto funcionamento.
Se desenvolveu normalmente, andou e falou na época certa....era uma criança aparentemente normal, um pouco inquieto mas, como cada ser humano é único eu aceitava o seus traços individuais.
Com 8 meses já frequentava o maternal junto com seu irmão Joãozinho, mas depois de um certo tempo tive que tirá-lo porque ele começou a ficar agressivo e morder as outras crianças da escola.....não tinha o comportamento anormal, só era uma criança um pouco nervosa...nada preoucupante.
Arthur foi crescendo e em cada escola por onde ele passava era difícil permanecer... tinha medo de barulhos, principalmente de fogos, chuva e trovões, por várias vezes o buscava na escola porque ele cismava que ia chover, ficava olhando no céu para ver alguma nuvem escura....não aceitava os amiguinhos da escola nem os que frequentava a nossa casa... achavamos que ele era um menino de personalidade forte... a casa podia estar cheia, e lá estava ele na frente da televisão feito um pachá, sem incomodar ninguém, no seu mundo...tinhamos que perguntar se queria comer ou mamar... e sempre comia a mesma coisa, e quando interagia com os amigos era briga na certa.  Ele não processa as informações como as pessoas normais...ele não entende piadas, gírias, e literalmente entende tuuudo no literal...
Devido a um assalto que sofremos em nossa casa, as crianças presenciaram tudo e ficamos com medo, resolvemos nos mudar para outra cidade.
Os meninos foram para mesma escola.... e Arthur não permaneceu nela por muito tempo... entrou em depressão, ficava trancado no quarto com a janela fechada e a televisão ligada e nessa época tinha mudado o seu prato predileto, de salsicha com catchup para batata.... era batata de manhã, de tarde, e de noite.. 2 kg por dia....engordou 7 kgs em 3 meses  !!! ........foi então que começamos a desconfiar que poderia ter algum probleminha com o nosso pequenininho.
O primeiro diagnóstico veio com 5 anos...meu filho era Bipolar....por que oscilava muito o humor, do mesmo jeito de passava o dia no quarto, ele me rodeava o dia inteiro fazendo perguntas e mais perguntas...geralmente eu não entendia o que ele me perguntava porque ele falava tudo muito rápido como um comentarista narrando um jogo de futebol...resumindo eu não conseguia entender o que ele me dizia...e na minha tentativa de entender...ele se irritava e por várias vezes ficava agressivo comigo.
O desgaste foi chegando..e eu não conseguia entender o diagnóstico de bipolar...ele passava 24 hrs comigo e não era aquilo que via, não era aquilo que tinha estudado sobre bipolares e a medicação não surtia efeito algum...na época estava tomando lítio.
Resolvemos então a voltar para nossa cidade...na tentativa de traze-lo de volta para o convívio direto com os familiares...ele melhorou um pouco, mas ainda não frequentava escola nenhuma....isso me deixava profundamente magoada, porque meu filho não podia estudar ???  era uma criança super inteligente....seus assuntos nunca eram compatíveis com sua idade cronológica....mas a sua interação social era péssima.
Arthur passsou por neurologista, psicólogos e psiquiatras...tentavámos tratá-lo como uma criança normal....isso foi bom e ao mesmo tempo ruim...porque sem querer difcultamos o verdadeiro diagnóstico. 
Fiquei obcecada... estudava todas as tardes as doenças psquiátricas, e essas doenças estão muito interligadas...não sabia muito bem por onde começar, literalmente comecei pela letra A...colocava no Google, síndromes ... e estudava uma por uma...anotava tudo e discutia o assunto com o pai que é médico...rs...(que ironia do destino).
Quando li sobre a Síndrome de Asperger achei que poderia ter alguma semelhança, mas como essa síndrome tem a ver com o austimo, me assustei...e achei que não tinha nada a ver....o Autismo é peculiar......Quanto mais eu estudava mais eu ficava convencida que o diagnóstico do Arthur estava errado.
Em uma das consultas ao psiquiatra resolvemos então mudar de medicamento para um outro...um mais fraco....um estabilizador de humor...(Topiramato)...foi ai então que tudo começou a clarear e os sintomas ficaram mais evidentes.... liguei para o médico e disse que o Arthur estava parecendo um autista...foi então por telefone que recebi a notícia que eu tinha acertado o diagnóstico do meu filho..... e que era para procurar um especialista em autismo no HC.
Meu mundo desabou mas ao mesmo tempo era como se tivesse tirado toneladas das minhas costas....porque daquele momento em diante eu só precisava confirmar o nome do mostro de atacava o meu filho....Só Deus sabe o quanto sofri...e chorei...!!!
A consulta com o especialista durou acho que uns 15 minutos, ele olhou meu filho, fez algumas perguntas e não me deu diagnóstico algum e me mandou procurar a AMA... mas como assim... ??? saí mais perdida do que entrei....!!!
Fui então parar em um outro psiquiatra, que resolveu encaminhar meu filho para estudo e testes na Escola Paulista de Medicina para confirmarmos o diagnóstico.
Coração de mãe não se engana, eu estava certa, 6 meses depois de idas para São Paulo, meu filho foi diagnósticado com a Síndrome de Asperger, enfim ... a essa altura eu já sabia como lidar com as suas dificuldades de interação social e linguagem, e poderia procurar uma escola com um diagnóstico certo.
Achei uma escola na minha cidade, que recebeu meu filho de braços abertos..... e topou o desafio de ficar com ele até o colegial, não tenho palavras para agradecer toda a equipe da escola, assistentes, professores, e em especial a Tia Célia e Tia Rita.
Ontem foi a festa do dia das mães na escola, ele cantou, dançou e tiramos foto....enquanto o Joãozinho com a sua pré adolescência fugia da mãe....rsrsrs...........
 Arthur está com 8 anos, frequenta a escola a 1 ano e meio, não está completamente alfabetizado, mas é um menino muito inteligente....sabe tudo desde pequeninho sobre dinossauros e atualmente se interessa por artes, adora Pablo Picasso, Michelangelo, Rodin, e diz que quer ser pintor.
Hoje é Dia das Mães, e gostaria de parabenizar todas as mães que lutam para ter, criar e educar seus filhos, gostaria de agradecer a Deus os meus filhos...os dois, sem excessão...são o meu orgulho....a minha vida e o meu verdadeiro AMOR......

Feliz Dia das Mães...!!!! 08/05/2011

Karin Ruiz Rossi (São Bernardo dos Campos/SP)



* Depoimento cedido pela autora para inclusão no blog.
Category: , ,

1 comentários:

ROCKNESS disse...

boa essa mae em!

Postar um comentário