Press Release
Autismo Explorando o Paradoxo

O Blog “Autismo: explorando o paradoxo”, desenvolve um projeto focado em diminuir o estereótipo dado a pessoas com Autismo.

A proposta surgiu por meio de um trabalho da matéria Sociologia da Comunicação do Curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A elaboração é das alunas: Mirela Goi, Ana Laura Cavalli, Gabriela Zanucci e Caroline Batista, sob a orientação do jornalista e professor Fabiano Ormaneze.

A concepção do blog veio da observação do recente episódio na mídia, envolvendo o canal MTV quando veiculou sua esquete “Casa dos Autistas”, em que tratou de forma preconceituosa e irresponsável um tema complexo e delicado. O blog aborda o tema, mostrando os aspectos poucos difundido pela mídia em geral, para isso, o canal expõe os seguintes itens: relatos pessoais de familiares e profissionais que lidam e transformam as dificuldades de quem possuem a síndrome, a relação da mídia e o preconceito, a influência da internet e das redes sociais na vida dessas pessoas, dificuldades enfrentadas ao tentar diagnosticar a síndrome, fotos, eventos para médicos sobre o assunto, dicas de livros, entrevistas com profissionais sempre disponibilizando espaço aberto para comentários de todos os interessados.

O nome escolhido para o blog provém da definição de paradoxo, isto é, uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é “o oposto do que alguém pensa ser a verdade”. No caso do Autismo, o paradoxo passa a ser a idéia de que a pessoa com a síndrome vive isolada em seu próprio mundo. Mas a verdade é que, a pessoa autista possui sua própria maneira de se comunicar e de enxergar o mundo.

Com esse trabalho esperamos estar contribuindo para o conhecimento sobre o Autismo. Quando isso acontecer acreditamos ter este blog alcançado seus objetivos.

Caso queira participar envie seu depoimento com fotos e dados de contato para blogautismorp@gmail.com

Caso queira mais informações sobre o trabalho ou responsáveis entre em contato com mirelagoi@gmail.com para contactar os demais responsáveis por esse bog visite as páginas: Alunas e Professor.