Sobre o blog Autismo - Explorando o paradoxo!
Esse blog nasce como uma tarefa da matéria Sociologia da Comunicação do Curso de Relações Públicas matutino da PUC Campinas 2011.
Professor: Fabiano Ormaneze.
Alunas: Ana Laura, Gabriela, Mirela e Carolina.

Missão: Nosso objetivo será abordar o tema autismo com a missão de mostrar aspectos pouco difundidos ou abordados pela mídia em geral ou seja quebrar estereótipos. Daí o nome "Autismo - Explorando o paradoxo!"

Definição da palavra paradoxo:
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade". A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática.
leia mais Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo

No caso do autismo o paradoxo é principalmente a idéia de que: A pessoa com autismo vive isolada em seu próprio mundo, pois não tem raciocínio lógico e não tem os sentimentos e emoções normais, por isso, não consegue se relacionar e conviver em sociedade.

Definição da palavra autismo:
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas).
leia mais Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo

Estratégias
Para alcançar nosso objetivo apresentaremos nesse espaço:
  • relatos pessoais de pessoas que possuem a síndrome ou que conviveram com uma pessoa Autista;
  • as dificuldades enfrentadas ao tentar descobrir a doença;
  • mídia e preconceito;
  • a influência da Internet e das redes sociais na vida dessas pessoas;
  • fotos;
  • além de disponibilizar um espaço aberto para comentários de todos os interessados.
Motivação: Recentemente um episódio chamou a atenção na mídia. Uma polêmica envolvendo a MTV e a sociedade. No final de março de 2011, foi ao ar no referido canal de TV a esquete* “Casa dos Autistas” (vídeo pode ser visto aqui), a MTV não apenas tratou de forma preconceituosa e irresponsável um tema complexo e delicado. Ela reforçou um estereótipo irreal que desinforma e prejudica o trabalho de milhares de pessoas que lutam por políticas públicas adequadas para facilitar a integração e a convivência de quem possui autismo ou qualquer outro tipo de síndrome na sociedade.
A reação de repudia foi imediata levando a MTV, além de retirar o programa do ar, emitir desculpas formais — como foi feito através de nota oficial.
Como alunas de Relações Públicas entendemos que o posicionamento da MTV, com o pedido de desculpas, é de fato um passo muito importante e necessário. No entanto, é papel da empresa, além de assumir a responsabilidade reparar a mal causado. Isso de fato é por a responsabilidade em prática. Em nosso curso aprendemos que a melhor forma de combater uma falsa idéia é apresentar de forma clara e abrangente a realidade da situação, passando a informação correta, é o que a MTV deveria ter feito. 
Como disse bem Rogério Tomaz Jr. em seu blog Conexão Brasília Maranhão - Política, cultura e afinidades seletivas: "como direito de resposta, a MTV deveria apresentar uma série de programas para debater o assunto com especialistas, militantes, autoridades públicas e, obviamente, pessoas autistas."
leia mais aqui: http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2011/04/26/mtv-autistas/

Nossa proposta para esse trabalho é dar então um exemplo, disponibilizando uma ferramenta de informação no combate a desinformação e preconceito.

0 comentários:

Postar um comentário