Cinema: Querido John (Autismo X Aspeger)
O Filme “Querido John” recente sucesso nos cinema inspirado no livro de Nicholas Sparks nos chamou atenção por abordar sobre a síndrome autista e de aspeger, síndromes muito parecidas.
Os telespectadores sentem logo uma certa estranheza ao ver o comportamento dos personagens Allan e do pai de John, principalmente no que tange os relacionamentos sociais. O pai de John é metódico, tem horários pra tudo, seus dias são sempre iguais e tem um apreço muito grande por sua coleção de moedas. Já Allan é uma criança que não consegue estabelecer relações de amizades com mais ninguém a não ser com Tim e Savannah.
Esses personagens intrigam as pessoas que se perguntam: O que será que eles tem? Por que apresentam comportamentos diferenciados?
Os sintomas apresentados pelos personagens são justamente as características das duas síndromes especificas: a síndrome autista e a síndrome de aspeger (autismo leve).
O autismo é um transtorno definido por alterações perceptíveis por volta dos três anos de idade. Caracteriza-se por perda na qualidade da comunicação, na interação social e no uso da imaginação, pode-se observar também a limitação das relações humanas e com o mundo externo. Allan, o personagem caracterizado como autista tem seu relacionamento bem restrito e sua fala é pobre, não interage com o mundo à sua volta.
De acordo com a CID-10*, o autismo infantil se apresenta por um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes dos três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno é acompanhado, por exemplo, de fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).
Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem algumas das características listadas a seguir:
1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças;
2. Pouco ou nenhum contato visual
3. Preferência pela solidão; modos arredios
4. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
5. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
6. Não tem real medo do perigo
7. Recusa colo ou afagos
8. Age como se estivesse surdo
9. Dificuldade em se expressar - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
10. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
Devemos salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança e podem variar de leve a grave.
No filme, o pai de John tinha obsessão por moedas que eram tratadas como seu maior bem e apenas por meio desse interesse que conseguia estabelecer alguns laços, como aconteceu com Savannah que conseguiu se aproximar dele se interessando também pelo tema. Essa característica está relacionada com a síndrome de Asperger.
As crianças com asperger mostram em idade pré escolar, um interesse obsessivo por uma área específica como matemática, por exemplo, querendo aprender tudo que for possível sobre o tema e tendendo a insistir nisso em conversas e jogos. Esses interesses podem persistir até a fase adulta.
John a princípio não aceitava que seu pai tinha necessidades especiais que poderiam ser amenizadas com um tratamento adequado, o que o levou a não compreendê-lo durante muitos anos. Apenas quando tomou consciência que seus sintomas eram característicos de uma doença e não por vontade própria passou a aceitá-lo, melhorando o relacionamento entre eles. Diferente de Allan, que era compreendido e tinha tratamentos adequados as suas necessidades, o que lhe proporcionou uma vida saudável e feliz desde o começo.

Notas:
CID-10 é a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Filme: Querido John
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Henry Thomas, Richard Jenkins, Scott Porter, Luke Benward.
Direção: Lasse Hallström
Gênero: Romance
Sinopse: Querido John conta a história de John Tyree e de Savannah Curtis. Durante sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.




Fontes:
Category: , ,

0 comentários:

Postar um comentário