Depoimento: Trabalho de fono por Lídia Lange
Tenho 34 anos e sou fonoaudióloga formada pela Puc-Campinas e atendo em Campinas/SP. Já trabalhei com autismo. No momento não estou atendendo nenhum caso, mas tenho interesse e disposição para atender novos casos. Acredito que para o autismo, os estímulos são essenciais para o desenvolvimento das habilidades de comunicação.
O caso que vou relatar é sobre uma garotinha que com 3 anos ainda não falava. Ela apresentava comportamentos diferentes para a idade e não fazia contato visual, por exemplo, ela dançava de costas para mim.
O atendimento foi feito 2 vezez por semana.
Trabalhamos a contrução da linguagem e atividades da vida diária.
Para eles é muito importante ter uma rotina, pois situações diferentes geram muito stress. As rotinas devem ser para o dia e para a noite.
Estimular a comunicação através da música ajuda muito!
Com o decorrer do atendimento ela começo a falar e aprendeu o alfabeto. Ela é muito inteligente e começou os estudos em escola regular, interage com as outras crianças. Ela sabe fazer coisas que as crianças da idade dela não conseguem.


Para finalizar gostaria de recomendar a leitura do extraordinário livro O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon. O livro revela a forma como o autor, um menino  autista de 15 anos, se sente perante a vida e o mundo.

Lídia Lange, fonoaudióloga - Campinas/SP
E-mail de contato: lidia.lange@globo.com

* depoimento enviado exclusivamente para nosso blog.

0 comentários:

Postar um comentário